Confira Questões Sobre Barroco Com Gabarito
1. (ENEM 2014)
Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu querido, e esclarecido,
Páscoa ficou da salvamento o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois mandado pela subida Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem pode ser senão um verdadeiro Deus,
que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasílico.
DAMASCENO, D. (Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Orbe, 2006.
Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por
a) visão cética sobre as relações sociais.
b) preocupação com a identidade brasileira.
c) sátira velada à forma de governo vigente.
d) reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
e) questionamento das práticas pagãs na Bahia.
Resposta: C
2. (Faculdade Objetivo – SP) Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única opção incorreta:
a) O cultismo opera através de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.
b) Cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É verosímil localizar no mesmo responsável e no mesmo texto os dois elementos.
c) O cultismo é perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo desfeita no tarefa de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, o que se concretiza no exposição pelo tarefa de sofismas, silogismos, paradoxos, etc.
d) O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também divulgado uma vez que gongorismo e seu mais ardente protector, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da Sexagésima, propõe a primazia da termo sobre a teoria.
e) Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.
Resposta: D
3. (PUCC-SP)
“Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua opróbrio? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a renome a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.”
Pode-se reconhecer nos versos supra de Gregório de Matos:
a) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma sátira, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.
b) caráter de jogo verbal próprio da verso religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.
c) estilo pedagógico da verso neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um fidedigno moralizador.
d) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da frase lírica do remorso do poeta pecante.
e) estilo pedagógico da verso neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.
Resposta: A
4. (CEFET-MG) Das alternativas inferior, exclusivamente uma não apresenta características da obra do poeta barroco Gregório de Matos. Assinale-a:
a) Sentido vivo de vício coligado à procura do perdão e da pureza místico.
b) Verso com força sátira poderosa, pessoal e social, chegando à irreverência e à obscenidade.
c) Destaca a venustidade física da querida e a sua transitoriedade.
d) Realça a venustidade da flora, fauna e da paisagem brasileiras, em sintoma nativista.
e) Tentativa de conciliar elementos contraditórios, procura da unidade sob a inconstância.
Resposta: D
5. (UEL) Identifique a asseveração que se refere a Gregório de Matos:
a) No seu esforço da geração a comédia brasileira, realiza um trabalho de sátira que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
b) Sua obra é uma síntese único entre o pretérito e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré- românticas.
c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem incerteza o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.
d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder lugar, valendo-se para isso do talento artificioso que caracteriza o estilo da idade.
e) Sua famosa sátira à mando portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.
Resposta: D
6. (UFRS) Com relação ao Barroco brasílico, assinale a opção incorreta.
a) Os Sermões, do Padre Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupações do responsável com problemas brasileiros da idade, por exemplo, a escravidão.
b) Os conflitos éticos vividos pelo varão do Barroco corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.
c) A verso barroca foi a confirmação, no projecto estético, dos preceitos renascentistas de simetria e estabilidade, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, portanto, à verdade pátrio.
d) Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.
e) A estátua barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e populares, numa mistura representativa do Barroco.
Resposta: C
7. (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasílico:
I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo e o cultismo, expressões da verso barroca, apresentam um imaginário campestre, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no projecto religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas:
a) Exclusivamente I.
b) Exclusivamente II.
c) Exclusivamente III.
d) Exclusivamente I e III.
e) I, II e III.
Resposta: D