Exercícios Sobre As Cruzadas

Confira Questões Sobre as Cruzadas Com Gabarito

1. (UTFPR 2009) As Cruzadas são tradicionalmente definidas uma vez que expedições de caráter “militar” organizadas pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terreno Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis. O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII. Sobre esse objecto, assinale a escolha INCORRETA.

a) O termo Cruzadas passou a nomear esse movimento em virtude de seus adeptos serem identificados pelo símbolo da cruz bordado em suas vestes.
b) As peregrinações em direção a Jerusalém, assim uma vez que as lutas travadas contra os muçulmanos na Península Ibérica e contra os hereges em toda a Europa Ocidental, foram justificadas e legitimadas pela Igreja.
c) O movimento cruzadista foi motivado pelo soberania da Igreja sobre o comportamento do varão medieval.
d) Muitos nobres passaram a encarar as expedições à Terreno Santa uma vez que uma real possibilidade de ampliar seus domínios territoriais.
e) As Cruzadas Medievais foram um conjunto de fatos isolados e em zero influenciaram a superação da crise que se instalava na sociedade feudal durante a Baixa Idade Média.
Resposta: E

2. (UEL 1995) Uma das conseqüências das Cruzadas foi a consolidação do renascimento mercantil europeu, ao
a) interromper a expansão dos francos do Setentrião da Europa e ao impedir que o transacção ficasse monopolizado pelas cidades de Antuérpia e Amsterdã.
b) expulsar os árabes do Mediterrâneo e ao permitir o domínio do transacção pelas cidades italianas, na região, principalmente Gênova e Veneza.
c) estender o controle mercantil do pontificado romano a todo o continente, favorecendo as cidades de Flandres e Champagne.
d) possibilitar a apropriação pelos mercadores europeus dos centros comerciais dominados pelos bretões e florentinos.
e) generalizar o transacção fundamentado na troca direta, herdado dos povos germanos e saxões.
Resposta: B

3. (MACKENZIE 2015) As Cruzadas, durante a Idade Média, representaram uma forma de solução para os problemas decorrentes do início da desestruturação do regime feudal. A sentença “Cruzada” “derivou-se do veste de seus integrantes considerarem-se soldados de Cristo”. Tais expedições constituíram-se em
a) empreendimentos de caráter militar, voltadas contra os inimigos da Cristandade, sem o base formal da Igreja Católica, mas patrocinadas por nobres feudais, que garantiam privilégios materiais aos participantes.
b) oportunidades oferecidas em uma sociedade fortemente religiosa, mais clerical do que social, em que o vício e o violação equivaliam a mesma coisa, ou seja, do cruzado obter a indulgência, ou perdão aos seus pecados.
c) movimentos nos quais tanto a iniciativa de lutar contra os infiéis quanto a de reconquistar a Terreno Santa, partia de muitos indivíduos não combatentes, uma vez que mercadores, artesãos, mulheres e crianças, motivados pela fé.
d) iniciativas militares, cujos recursos materiais para sustentar os cruzados provinham da Igreja Católica, única interessada na reconquista da região.
e) possibilidades para evadir das dívidas e dos pagamentos dos tributos à Igreja e aos senhores feudais, já que o cruzado, ao participar dessas expedições, conseguia uma moratória estendida para toda sua vida.
Resposta: B

4. (UFPI) As cruzadas influíram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. A mais significativa de suas consequências foi:
a) a reunificação das Igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cismo do Oriente.
b) um novo Cisma no cristianismo com o início da Reforma protestante no século XVI.
c) a conquista dos lugares sagrados do cristianismo situados na Ásia Ocidental.
d) a “reabertura” do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação dos contratos entre Poente e Oriente, intensificou o renascimento mercantil e urbano na Europa.
e) o declínio do transacção, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no oeste da Europa.
Resposta: D

5. (UFPE) Sobre o movimento das Cruzadas, em que a Igreja Católica procurou retomar as “terras santas” dos mouros, assinale a opção correta.
a) As Cruzadas ampliaram as possibilidades do transacção europeu na Ásia.
b) As Cruzadas foram financiadas unicamente com recursos da Igreja e não tinham fi ns comerciais.
c) Os senhores feudais que financiavam as Cruzadas eram recompensados unicamente com títulos religiosos.
d) Do ponto de vista militar, as Cruzadas obtiveram vitória totalidade contra os mouros, expulsando-os da Europa e da Terreno Santa.
Resposta: A

6. (FATEC) Atendendo ao apelo do papa Urbano II, em 1095, a Europa cristã organizou uma série de expedições militares conhecidas uma vez que Cruzadas, cujos objetivos declarados eram a conquista da Terreno Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os muçulmanos. Apesar das oito Cruzadas, realizadas entre 1096 e 1270, nenhum desses objetivos foi plenamente obtido. Por outro lado, uma vez que destaca o medievalista Jacques Le Goff, os comerciantes foram os grandes ganhadores da expansão cristã do século XII.
No contexto da Europa feudal, as Cruzadas contribuíram para a
a) conquista, pelos árabes, de territórios cristãos na Península Ibérica.
b) dinamização dos contatos comerciais entre o Oriente e o Poente.
c) ampliação das áreas feudalizadas pela nobreza guerreira vitoriosa.
d) dizimação dos campos de cultivo pelas epidemias da peste negra.
e) expansão do Poderio Bizantino sobre as áreas mediterrânicas. 
Resposta: B

7. (UFPA) O movimento das cruzadas foi forçoso para o quadro das transformações porque a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é verosímil assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:
a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida europeia foram de natureza política, já que contribuíram para fugir sensivelmente o poder inteiro dos monarcas europeus.
b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o prelúdios da propriedade dominante no Extremo Oriente.
c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, veste de implicações negativas para a poder clerical.
d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.
e) as exigências das expedições contribuíram decisivamente para o recuo da dominação arábico no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, segmento das grandes rotas do transacção europeu.
Resposta: E

8. (Fuvest) Com relação às Cruzadas, é correto declarar que:
a) representam, em última instância, a crise do sistema feudal;
b) a Primeira Cruzada foi convocada por Inocêncio III;
c) a Terceira Cruzada conquistou a cidade de Jerusalém;
d) a Quarta Cruzada foi conduzida por Ricardo Coração de Leão;
e) Dandolo, doge de Veneza, fez um combinação com o sultão Saladino durante a Sexta Cruzada.
Resposta: A

9. (UFPE) Analise as afirmativas aquém relacionadas com a existência das Cruzadas:
1) As Cruzadas eram expedições organizadas pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos.
2) As Cruzadas, expedições marcadas por interesses religiosos e econômicos, contavam com a participação da Igreja Católica.
3) As Cruzadas não trouxeram contribuições para a economia no Poente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram o fanatismo religioso.
4) A participação da população pobre nas Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema feudal.
5) Os lucros dos nobres nas Cruzadas contribuíram para revitalizar a economia feudal, com a adoção do trabalho assalariado.
Está(ão) correta(s):
a) 1, 2, 3, 4 e 5;
b) 2 e 4 somente;
c) 5 somente;
d) 2 e 3 somente;
e) 1 somente.
Resposta: B

10. (UEL) “A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terreno ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados.” Essas palavras, proferidas pelo papa Urbano II, em 1095, fizeram segmento do exposição que chamava os guerreiros cristãos para o combate, inaugurando o movimento das Cruzadas. Sobre o tema, assinale a escolha correta. 
a) A Igreja dirigiu a atividade militar européia no medievo contra os “infiéis” muçulmanos, transformando as Cruzadas em uma ocasião para o enriquecimento. 
b) Protagonizadas pelos imperadores bizantinos, tais expedições pretendiam combater a bruxaria, que cativava segmento da população medieval. 
c) As Cruzadas tiveram vitória na propagação do cristianismo e fracassaram na retomada do controle das rotas comerciais dos muçulmanos. 
d) Nos conflitos das Cruzadas participaram católicos e protestantes, contrários ao domínio turco sobre os Estados Pontifícios.
e) A principal expedição, apoiada pelas autoridades eclesiásticas, ficou conhecida pelo nome de Cruzada das Crianças, ocorrida em 1212.
Resposta: A

11. (FAAP) As cruzadas no Oriente Médio (séculos XI-XIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo porque, entre outros motivos,
a) diminuíram o prestígio da Santa Sé, em virtude da separação das Igrejas cristãs de Roma e de Bizâncio.
b) impediram os contatos culturais com civilizações refinadas uma vez que a bizantina e a arábico.
c) aceleraram o transacção e o desenvolvimento de manufaturas, promovendo o prolongamento de uma novidade classe social.
d) desintegraram o sistema de transacção com o Oriente, gerando a decadência dos portos de Veneza, Gênova e Marselha.
e) estimularam a expansão da economia agrária, que minou a economia monetária dos centros urbanos.
Resposta: C

Postagem Anterior Próxima Postagem