Exercícios Sobre O Arcadismo

Confira Algumas Questões Com Gabarito Sobre o Arcadismo  

1. (UFPA) O Arcadismo é um estilo de era que pode ser definido, segundo o que determina a seguinte certeza: 
a) Nesse período o varão é regido pelas leis físico-químicas, pela hereditariedade e pelo meio social 
b) A trova dessa era dá ênfase ao poder de vidência do artista 
c) Destaca-se nessa período claro sabor pelo estabilidade, pela simplicidade e pela simetria, a partir dos modelos clássicos antigos 
d) Há nessa Escola literária uma tendência à valorização do humor, com vistas a repelir as circunstâncias desagradáveis da vida 
e) Enfatiza-se na geração poética, desse momento, a utilização do valor sugestivo da música
Resposta: C

2. (ITA) Uma das afirmações inferior é incorreta. Assinale-a:
a) O repórter árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.
b) A produção literária do Arcadismo brasílico constitui-se sobretudo de trova, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica.
c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a transparência, a ordem lógica na escrita.
d) O poema heróico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem uma vez que ponto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.
e) A morte de Moema,índia que se deixa pungir por uma serpente, uma vez que prova de fidelidade e paixão ao índio Cacambo, é trecho mais divulgado da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.
Resposta: E

3. (MACKENZIE) Sobre o Arcadismo no Brasil, é incorreto declarar que:
a) Cláudio Manuel da Costa, um de seus autores mais importantes, embora tenha assumido uma atitude pastoril, traz, em segmento de sua obra poética, aspectos ligados à lírica camoniana.
b) em “Liras de Marília de Dirceu”, Tomás Antônio Gonzaga não segue aspectos formais rígidos, uma vez que o soneto e a redondilha em todas as partes da obra.
c) nas “Cartas Chilenas”, o responsável satiriza Luís da Cunha Menezes por suas arbitrariedades uma vez que governador da capitania de Minas.
d) Basílio da Gama, em “O Uraguai”, seguiu a rígida estrutura camoniana de “Os Lusíadas”, usando versos decassílabos em oitava-rima.
e) “Caramuru” tem, uma vez que tema principal, o descobrimento da Bahia por Diogo Álvares Correia, apresentando, também, os rituais e as tradições indígenas.
Resposta: D

4. (FESP) Aponte a opção das quais teor não se aplica ao Arcadismo.
a) Desenvolvimento do gênero heróico, registrando o início da manante indianista na trova brasileira.
b) Presença da mitologia grega na trova de alguns poetas desse período.
c) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a veras num quadro idealizado.
d) Circulação de manuscritos anônimos de texto satírico e teor político.
e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada à frase de ter ou não fé.
Resposta: E

5. (UFRS) Instrução: Os fragmentos inferior se referem à questão a seguir:
I – Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera
Descobrir-te uma espírito, que por ti suspira (…)
II – Glaura! Glaura! Não respondes?
E te escondes nestas brenhas?
Dou às penhas meu lamento;
Ó tormento sem igual!
III – Minha bela Marília, tudo passa:
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos supra, pode-se proferir que os seus autores são, respectivamente:
a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.
b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.
e) José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga
Resposta: A

6. (ITA) Dadas as afirmações:
I) O Uruguai, poema heróico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II) O (A) responsável(a) do poema heróico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua instauração, cultivou a trova bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza uma vez que refúgio.
III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um solilóquio – só Gonzaga fala, raciocina; continuamente cai em incongruência quanto à sua postura de Spastor e sua veras de burguês.
Está(ão) Correta(s):
a) Unicamente I
b) Unicamente II
c) Unicamente I e II
d) Unicamente I e III
e) Todas
Resposta: D

7. (FGV) Assinale a opção que apresenta ERRO na interdependência autor-obra-época, relativamente à literatura portuguesa.
a) Pe. Antônio Vieira – Sermão da Quarta-feira de Cinzas – Século XVII.
b) Gil Vicente – Auto da Barca do Inferno – Século XVI.
c) Manuel Maria Barbosa du Bocage – Novidade Arcádia – Século XVIII.
d) Camilo Peçanha – Clepsidra – Século XIX/XX.
e) Almeida Garrett – Viagens na Minha Terreno – Século XIX.
Resposta: C

8. (VUNESP) Há no Arcadismo brasílico uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de um século. Assinale inferior a opção que apresente o nome correto dessa obra e seu responsável mais provável: 
a) O Reino da estupidez e Francisco de Melo Franco 
b) Viola de Lereno e Domingos Caldas Barbosa 
c) O transfuga e Manuel Inácio da Silva Alvarenga 
d) Cartas chilenas e Tomás Antônio Gonzaga 
e) Os Bruzundangas e Lima Barreto
Resposta: D

9. (UFV) Considere as afirmações a saudação do Arcadismo brasílico. Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
a) Foi o movimento literário que se desenvolveu no século XVIII, quando o “saber” assumiu uma preço fundamental.
b) Confirmou um dos princípios ideológicos do Iluminismo, por uma possante preocupação com a ciência e com o raciocínio.
c) Sob o ponto de vista literário reagiu contra o Barroco, retomando a simplicidade e o bucolismo dos clássicos.
d) Empreendeu uma minuciosa estudo do personagem, revelando-nos claramente os traços de seu corpo e de sua espírito.
e) Vivenciou uma expressiva transformação social, sendo fortemente marcado pelos ideais político-filosóficos do enciclopedismo francesismo.
Resposta: D

10. (FUVEST) As chamadas Cartas Chilenas são obra anônima porque:
a) os originais, assinados pelo responsável, perderam-se em um terremoto do Chile.
b) a ditadura que dominou o Brasil, entre 1937 e 1945, tornava perigosa a divulgação do nome de seu responsável.
c) seu teor pornográfico, pouco condizente com a moral da era, desaconselhava a relação da autoria.
d) contendo severas críticas ao governador de uma Província, seria imprudente a divulgação do nome de seu responsável.
e) nome do responsável é substituído pelo pseudônimo Fanfarrão Minésio, que os críticos ainda não conseguiram identificar.
Resposta: D

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