Conheça 20 cursos gratuitos de Novidade Escola para fazer sem transpor de mansão - Novidade Escola

Leste teor é gratuito, entre na sua conta para ter aproximação completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula SalasVictor Santos
02/09/2021
Compartilhe esse teor:
O biênio 2020-2021 é, definitivamente, um período de incontáveis desafios para os educadores, que exigiu uma reinvenção profissional e a incorporação de novas práticas e estratégias variadas para prometer a ininterrupção do processo de ensino e aprendizagem. 
Tudo isso fez com que professores e gestores fossem, cada vez mais, atrás de novos conhecimentos para já colocar em prática com seus estudantes. Para facilitar nessa jornada, NOVA ESCOLA tem um catálogo de cursos gratuitos, com certificação e alinhados à BNCC, que vão colaborar nessa obtenção de novas competências e habilidades profissionais. A seguir, listamos 20 desses cursos, e você pode submergir nos estudos ainda hoje! Confira: 
PARA SABER MAIS SOBRE A BNCC
1. BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula
Ainda tem dúvidas sobre a Base Vernáculo Generalidade Curricular? Não tem problema! Confira levante curso para entender a estrutura e os principais conceitos presentes no documento. Compreenda também qual é o papel de gestores, professores e alunos na implementação da BNCC e qual caminho ela percorre até chegar à sala de lição.
2. Competências Gerais na BNCC
Depois de entender o documento, conheça com mais detalhes as dez competências gerais da BNCC que devem ser desenvolvidas de forma transversal durante toda a Educação Básica. Saiba também porquê incluí-las no seu planejamento.
Entenda as dez competências gerais da BNCC
Saiba quais são os aspectos essenciais para trabalhar as dez competências gerais da BNCC e conheça dois casos reais de escolas públicas que transformaram a proposta do documento em prática.

3. Ensino Médio na BNCC – Investigação e Intervenção
O Novo Ensino Médio ainda gera muita dúvida. Neste curso, desempenado à BNCC, entenda as mudanças e o que o documento prevê para a lanço. Aprofunde-se também em dois dos eixos estruturantes: Investigação Científica e Mediação e Intervenção Sociocultural.
4. Ensino Médio na BNCC – Criatividade e Empreendedorismo
Neste curso, entenda os eixos Originalidade e o Empreendedorismo previstos na BNCC do Ensino Médio a partir do ponto de vista de professores, alunos e especialistas. São 10 horas de formação para compreender mais a proposta para a última lanço da Educação Básica.
5. Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil
Se você for professor de Educação Infantil, saiba mais porquê a BNCC organiza os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês às crianças pequenas. Veja também porquê os direitos de aprendizagem e desenvolvimento se concretizam no cotidiano escolar por meio dos campos de experiências. 
Uma vez que prometer os direitos de aprendizagem da BNCC na pandemia
Entenda a importância dos seis direitos de aprendizagem previstos na BNCC de Educação Infantil e veja estratégias para testificar esses direitos em mansão e no retorno à escola

PARA O ENSINO HÍBRIDO
6. Ensino Híbrido – Laboratório Rotacional
A partir de planos de aulas reais, levante curso vai ajudar professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a compreenderem definitivamente o padrão de trabalho do laboratório rotacional, uma estratégia eficiente para utilizar em diferentes contextos: presencial, remoto ou semipresencial.
7. Ensino Híbrido – Modelo Virtual Aprimorado
O padrão virtual cortês é uma estratégia considerada disruptiva, já que sua proposta é consideravelmente dissemelhante da oferecida pela maioria das instituições de ensino brasileiras. Aproveite levante curso de NOVA ESCOLA para entender no que consiste levante padrão, que promete impulsionar a inovação nas salas de lição.
Próprio Ensino Híbrido
Confira conteúdos gratuitos para facilitar você, professor, a se inspirar nos modelos híbridos para os contextos remotos ou semipresenciais

8. Ensino Híbrido – Sala de Aula Invertida
Neste padrão, os professores propõem um conteúdo antes da lição propriamente dita sobre o tema suceder, sendo uma das estratégias que mais oferece possibilidades de aplicação nas escolas, inclusive no ensino remoto ou semipresencial. Leste curso vai detalhar o noção e apresentar ideias para planejar e já colocar a sala de lição invertida em prática.
9. Ensino Híbrido – Rotação por Estações
Leste curso vai facilitar principalmente professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, aprofundando-se no padrão de rotação por estações, que prevê a realização de um giro em sala de lição, com atividades diferentes em cada um dos cantos.
10. Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos
São muitos os modelos possíveis para o trabalho com Ensino híbrido, e por isso, levante curso vai retomar as estratégias mais conhecidas, e apresentar possibilidades de mesclá-las em planos de lição – inclusive, com propostas para o trabalho remoto ou semipresencial.
11. Formação de professores para o Ensino híbrido
Com tantas possibilidades de modelos de trabalho com Ensino híbrido, é fundamental que os professores estejam preparados para impor essas estratégias. Neste curso, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de Ensino Fundamental vão entender porquê realizar formações nessa área, presencialmente ou a distância, e porquê começar a investir em estratégias de personalização do ensino.
Uma vez que usar ideias do ensino híbrido em Alfabetização
Saiba porquê desenvolver habilidades de leitura e escrita utilizando estratégias típicas de ensino híbrido, porquê sala de lição invertida

PARA APERFEIÇOAR SUA PRÁTICA
12. Language Improvement for Teachers
Aprimore sua proficiência em língua inglesa colocando a mão na tamanho, ou seja, usando o linguagem e gerando aprendizados que podem ser incorporados em sua prática pedagógica. A trilha é composta por cursos em níveis de proficiência e está alinhada ao Quadro Generalidade Europeu de Referência para línguas (CEFR) e à BNCC.
13. Trabalho com jogos: aproveitando o interesse dos alunos
Neste curso, dois experientes educadores mostram o porquê dos jogos serem boas estratégias para trabalhar conteúdos curriculares de uma forma lúdica. Sejam digitais ou físicos, saiba porquê levar jogos para a rotina da sua turma
14. Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação
Um pouco tão rotineiro porquê lavar as mãos ou manducar oferece para crianças da Educação Infantil oportunidades para prometer os seis direitos de aprendizagem e campos de experiência previstos na BNCC. Aprofunde-se neste curso gratuito e confira porquê aproveitar essas ações para colocar o pequeno porquê protagonista da sua aprendizagem.
15. Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais
Os gêneros digitais já fazem secção da vida de alunos e professores. A BNCC coloca que eles devem ser trabalhados durante a Educação Básica. Entenda como levar esses textos para sua sala de lição presencial ou remota.

16. Saiba mais sobre ferramentas digitais
Durante a pandemia, NOVA ESCOLA preparou diversos cursos ensinando a usar ferramentas digitais tais porquê Google Drive, Instagram, Google Classroom, Facebook entre outras. Todos os cursos contaram com especialistas e professores que compartilharam suas experiências. Eles estão disponíveis gratuitamente e, para saber, acesse aqui
17. Letramento Matemático na Educação Infantil
O objetivo deste curso é facilitar o professor no planejamento de propostas com os conhecimentos matemáticos, sempre por meio de experiências significativas para os pequenos, e visando solidificar um processo permeado de intencionalidade didática.
18. Leitura para bebês
A proposta cá é refletir sobre critérios de escolha de livros interessantes, além de oferecer sugestões de planejamento das situações de leitura e de levantamento de expectativas de aprendizagens para os bebês e crianças muito pequenas – tudo para que construam cada vez mais privança com os livros.
PARA GESTORES
19. Acolhimento e segurança no retorno às aulas
O retorno semipresencial às escolas é permeado por muitos desafios; por isso, levante curso procura facilitar coordenadores pedagógicos e diretores a se planejarem em todas as frentes: protecção emocional; procura ativa; garantia de aprendizagem; e evidente, a solidificar um retorno seguro, com todos os protocolos de higiene e saúde.
20. Apoiando a equipe no replanejamento contínuo
Confira sugestões para estribar o planejamento de sua equipe de professores, que vão desde o auxílio na construção de um instrumento de planejamento das ações e objetivos de aprendizagem, até considerações sobre adaptação de modalidades, porquê no caso de a escola ter iniciado o ano remotamente e depois transmigrar para o semipresencial.
Gestão democrática: a escola unida contra a pandemia
Conheça experiências de escolas com construções e princípios da gestão democrática e porquê elas estão lidando com os desafios da pandemia
Mais lidas da semana
Quando grafar “há anos” ou “a anos”? | Novidade Escola
Anos Iniciais: o que levar em conta ao calcular a aprendizagem dos alunos | Novidade Escola
Qual é a diferença entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens? | Novidade Escola
Rotação por estações para desenvolver habilidades matemáticas | Novidade Escola
Qual a diferença entre "zero a ver" e "zero ter"? | Novidade Escola
Relacionadas
24 cursos gratuitos de Novidade Escola para fazer sem transpor de mansão
De professora para professores: 9 sugestões de materiais de estudo para se aprimorar no trabalho docente
Ensino híbrido: 10 conteúdos para entender o que é e porquê colocar em prática
Últimas notícias
Prática pedagógica
Matemática: 5 sugestões para estudar o Teorema de Pitágoras nos Anos Finais
Veja porquê desenvolver uma das habilidades prevista para o 9º ano de forma significativa
Avaliação
Uma vez que erigir bons instrumentos avaliativos para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Dinâmicas em grupo, definição de rubricas e projetos desenvolvidos ao longo do ano conferem protagonismo aos alunos e abrem caminhos para avaliações formativas
Prática pedagógica
Ensino Antirracista: porquê desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental?
É importante que a construção das propostas tenha participação ativa dos estudantes e que elas envolvam toda a comunidade escolar e aconteçam de forma consistente ao longo do ano
Ensino Infantil
Interações: seis sugestões de propostas para desenvolver linguagem e frase
Saiba porquê gerar condições para que as crianças possam se expressar por meio de diferentes formas de linguagem
Estratégias
Gestão escolar: porquê prometer tempo para o planejamento dentro da jornada de trabalho dos professores
Diante de condições que não são as ideais, cabe aos gestores criarem estratégias de mitigação do problema
Para se informar
Para impor em lição
Para se capacitar
Mais conteúdos
Newsletter
A Novidade Escola
Transparência
Redes sociais
Associação Novidade Escola © 2021 – Todos os direitos reservados.

source

Postagem Anterior Próxima Postagem