É provável tomar quentão e encaminhar? Entenda o que a legislação diz sobre isso

No mês das festividades juninas, muitas comidas e bebidas típicas são servidas. Oriente ano marca o retorno das celebrações depois de dois anos sem, devido a pandemia da Covid-19. E, nesse dia de São João, a expectativa é de muita celebração ao volta do país. E, diante disto muitas pessoas ficam em incerteza se podem tomar quentão e encaminhar?

Veja também: 4 itens que fazem bastante falta no carro do motorista brasileiro

O que nos informa a legislação?

A Lei estabelece um conjunto de penalidades para o condutor que encaminhar alcoolizado. Recentemente, no dia 18 de maio de 2022, uma novidade decisão foi publicada pelo Superior Tribunal Federalista, que reconheceu o bafômetro porquê uma medida de fiscalização constitucional.

Vale ressaltar que o Código de Trânsito Brasiliano institui tolerância zero ao consumo de álcool, sendo considerado uma margem de erro de 0,04 mg/L a cada teste de bafômetro feito.

As punições são bastante severas, vão desde multa e retenção do veículo até a prisão do condutor. Essa variação na punição se deve principalmente a quantidade de álcool no sangue, que segue a seguinte regra: entre 0,04mg/L até 0,33mg/L é considerado uma infração de trânsito, supra disso é considerado transgressão, sendo guiado para a delegacia, além de tolerar todas as demais penas, porquê multa e suspensão do recta de encaminhar.

Apesar de polêmica, a negativa ao realizar o teste, a pena pode chegar até 10 vezes o valor da infração gravíssima, totalizando R$ 2.934,70, uma pena igual a encaminhar alcoolizado.

Mas, por fim é provável tomar quentão e encaminhar?

Porquê a tolerância para o teste do bafômetro é zero, não é provável consumir quentão, pois normalmente é feito com vinho e até mesmo é acrescido cachaça, logo o quentão terá uma certa graduação alcoólica.

Para poder tomar um quentão e encaminhar temos que ter a certeza de que ele foi feito somente com suco, pois mesmo que seja disposto uma pequena quantidade de álcool poderá acusar no bafômetro.

A transporte de um veículo envolve muita responsabilidade e a bebida alcoólica reduz muito a capacidade de concentração e reduz os reflexos, fatores que são essenciais para uma direção segura, portanto, se for tomar não dirija, hoje existem várias opções para se transmitir de forma segura.

O post É possível beber quentão e dirigir? Entenda o que a legislação diz sobre isso apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem