A prova do concurso da Polícia Penal DF acontece no domingo, dia 3 de julho. Os candidatos farão a prova no período vespertino, com início às 13h15 e término às 18h15.
O Instituto AOCP divulgará o gabarito preparatório em sua página no dia seguinte posteriormente a prova. Quem não concordar com o resultado poderá entrar com recurso contra o gabarito no período entre 5 e 11 de julho.
Concurso Polícia Penal DF: qual o número de vagas, salário e atribuições?
Das 1.179 vagas, 400 são para provimento súbito e 779 para cadastro reserva. Em ambos os casos, há suplente de vagas para portadores de deficiência e aos autodeclarados negros. Sobre o salário, os aprovados receberão R$5.445,00 por jornada de 40 horas semanais.
Os requisitos básicos para praticar o missão são: ser brasiliano, estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter conduta ilibada e capacidade física e mental para o missão. Aquém, você confere algumas das funções do policial penal:
- atendimento, custódia, vigilância, disciplina, segurança e guarda do recluso;
- rondas periódicas no estabelecimento penal;
- distribuição de vestuários e materiais de higiene pessoal dos internos;
- atividades de escolta interna e externa;
- conduzir veículos e equipamentos não letais e letais;
- revistar a ingresso e saída de pessoas e veículos no estabelecimento penal.
Uma vez que será a prova objetiva do torneio?
De caráter supressório e classificatório, a prova do concurso Polícia Penal DF terá 150 questões do tipo “visível” ou “incorrecto”, sendo 50 de conhecimentos básicos e 100 de conhecimentos específicos, conforme detalhado logo a seguir:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa e Redação Solene: 25 questões;
- Noções de Raciocínio Lógico: 10 questões;
- Noções de Informática: 10 questões;
- Noções de História e Geografia do Região Federalista: 5 questões.
Conhecimentos Específicos
- Direito Constitucional: 10 questões;
- Direito Administrativo: 10 questões;
- Recta Penitenciário e Criminologia: 40 questões;
- Recta Penal e Recta Processual Penal: 20 questões;
- Direitos Humanos: 3 questões;
- Noções de Administração Financeira e Orçamentária: 10 questões;
- Legislação Aplicada aos Servidores do Governo do DF (Lei Complementar nº840/2011 e Lei Orgânica): 4 questões;
- Legislação Próprio: 3 questões.
Teor programático do processo seletivo
Veja quais os assuntos cobrados em todas as disciplinas do módulo de conhecimentos básicos:
a) Língua Portuguesa: Tradução de texto, Tipologia e gêneros textuais, Figuras de linguagem, Relações de sinonímia e antonímia, Uso da crase, Acentuação, Ortografia, Mecanismos de coesão textual, Regência nominal e verbal, Concordância nominal e verbal, Sinais de pontuação, Redação Solene;
b) Noções de História e Geografia do Região Federalista: Contexto histórico do Região Federalista, localização, clima, vegetação, hidrografia e economia;
c) Noções de Informática: Conceitos e fundamentos básicos, Conhecimentos e utilização dos principais softwares utilitários, Identificação e manipulação de arquivos, Backup de arquivos, Conceitos básicos de hardware, Sistema operacional Windows versões 7 e 10, Conceitos básicos de Linux e Software Livre, Pacote Office (Word, Excel e Power Point versões 2010, 2013 e 2016), Pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress versões 5 e 6.11), Microsoft Outlook, Navegadores de internet, Segurança na internet;
d) Noções de Raciocínio Lógico: Raciocínio Lógico e Matemático: solução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras), Raciocínio Lógico Matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.
Quais as outras etapas do concurso da Polícia Penal do DF?
O torneio é constituído por mais quatro etapas, todas de caráter supressório.
- Teste de Aptidão Física;
- Prova de Aptidão Psicológica;
- Sindicância de Vida Pregressa;
- Curso de Formação Profissional.